Autocontrole e Força de Vontade

Acho que todos nós gostaríamos de ter mais autocontrole, principalmente no que diz respeito às nossas finanças. Gostaríamos de gastar menos comendo fora, ou fazer menos compras por impulso, fazer menos dívidas, mas às vezes pode ser difícil. Como podemos melhorar?

É muito comum que as pessoas relacionem o autocontrole com a força de vontade do indivíduo, com algo que ele tem “dentro de si”, como se fosse uma característica imutável. Isso é certamente desanimador para quem sente que não tem essa força, o que pode acabar fazendo com que as pessoas simplesmente pensem que “elas são assim”, ou que não têm como mudar.

Se você se sente assim, saiba que você pode, sim, mudar! Ninguém é irreparável. Autocontrole é uma habilidade que se aprende, como qualquer outra. Você pode treinar, evoluir, melhorar.

Oscar Wilde dizia que “A melhor forma de se livrar da tentação é cedendo a ela”, mas, por mais que admire o autor, acho que ele esqueceu uma outra forma igualmente importante: não entrar em contato com ela, ou dificultando o acesso a ela. Se você quer diminuir o consumo de açúcar, esconda os doces em uma prateleira alta (ou, melhor, nem compre). Se quer diminuir o cigarro leve uma quantidade limitada deles e deixe o resto em casa. Se quer gastar menos, tenha um limite baixo no cartão. Evite fazer compras grandes no mesmo dia, dormindo antes de tomar a decisão. Não vá ao supermercado com fome. Faça listas de compras. Saiba quanto você está gastando, ignorar não vai mudar a realidade.

É claro, se você se privar das coisas que você gosta vai ser muito difícil manter qualquer hábito. Da mesma forma que dietas muito restritivas raramente duram, mudanças muito abruptas têm tudo para não dar certo. Comemore as pequenas vitórias, orgulhe-se das pequenas poupanças, e se você realmente quer fazer alguma coisa (e ela cabe no orçamento), não se prive. A vida também é feita para ser vivida

No fim das contas, o importante é criar as condições para o seu próprio autocontrole. Se você tiver alguma história de sucesso (ou de fracasso), divida aqui nos comentários!

É preciso cuidar de si, no presente mas também no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *